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Consumo de cosméticos na terceira idade


Como as empresas do setor de cosméticos vêm se preparando para atender esse público
A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado nas últimas décadas. Uma projeção feita pela ONU em 2004, apontam que, em 2025, o Brasil terá 6ª maior população de idosos do mundo, o que corresponderá 15% da população brasileira (aproximadamente 32 milhões de idosos). Já em 2050, a população de idosos representará 20% da população brasileira. 

Essa projeção é confirmada por dados do IBGE. A população idosa, que era de 2 milhões em 1950, chegou a 14 milhões em 2003. Esse crescimento é ainda maior na região Sudeste, atingindo cerca de 9% da população em 2000. A expectativa de vida também aumentou: informações do Banco Mundial de abril de 2007 mostram que no início do século XX um brasileiro vivia em média 33 anos, já no ano 2000, o brasileiro vivia em média 69,7 anos e em 2005,  71,2 anos. 

Uma pesquisa realizada em 2003 pela GFK Indicator,  em parceria com o Canal Varejo e Provar, revelou que o público da terceira idade tem como estímulo de compra a localização e o preço dos produtos; buscam informações em tablóides e encartes; gostam de experimentar marcas novas; não compram acima do planejado; valorizam descontos e promoções; e preferem como forma de pagamento, em sua maioria, o dinheiro.

A pesquisa ainda mostrou que 47% dos entrevistados são responsáveis pelas compras, 30% participam de alguma forma das tomadas de decisão, enquanto 23% responderam que nunca participam. Outro dado relevante é que 51% dos seus gastos pessoais são destinados a produtos de beleza. 

Com mais de 600 produtos nas categorias de maquiagem, tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral, divididos em diversas linhas, a Natura – uma gigante brasileira dos cosméticos – tem com um de seus carros-chefes o linha anti-sinais Chronos, que oferece produtos para tratamento da pele do rosto, vendidos preferencialmente para mulheres acima de 30 anos. 

O desenvolvimento de tecnologias que promovem a beleza da mulher independente da idade é um importante fator de sucesso para a empresa, sendo que os produtos anti-idade ganham destaque nesse mercado.

Exemplos como o da Natura, demonstram que as oportunidades de negócios para o público da terceira idade são vastas, mas é necessário ofertar produtos específicos que exigem grandes investimentos em pesquisa. 

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